domingo, 17 de novembro de 2013

O que é Cloud Computing? O que é um ERP?

O símbolo utilizado pela Internet é tradicionalmente uma nuvem (cloud). A computação em nuvem dissemina o conceito de utilização da capacidade de cálculo, armazenamento e processamento de computadores e servidores que estejam interligados por meio da Internet. Com este conceito, o desenvolvimento de serviços, consulta e armazenamento de dados poderão ser realizados e acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora sem a necessidade de utilização de equipamentos ou programas dedicados. O usuário da Computação em Nuvem poderá acessar seus dados e desempenhar suas atividades através de qualquer equipamento (computador, tablet, celular, etc.) que disponibilize acesso à Internet, daí a alusão à nuvem.


O que é um ERP? (Enterprise Resource Planning)

Os sistemas ERP, também chamados no Brasil de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, controlam e fornecem suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa. Eles têm a finalidade de integrar todos os departamentos e funções dentro de uma empresa por meio de uma ferramenta computacional única, com capacidade para suportar as necessidades dos departamentos.

O GERENCIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTO UTILIZANDO 

UM ERP DE TERCEIRA GERAÇÃO 


O ambiente globalizado em que as empresas operam atualmente é muito complexo e exige velocidade e precisão. Um novo cenário se instala, um novo desafio se apresenta: a necessidade de integração dos processos de negócio entre as organizações de uma cadeia de suprimento visando o desenvolvimento de novos diferenciais competitivos. O objetivo deste artigo é analisar o impacto da implantação de uma nova configuração de ERPs, denominados de terceira geração, no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Eles buscam ampliar o escopo do gerenciamento para todos os elos da cadeia de suprimentos e não somente limitado ao ambiente interno. Dentre as conclusões, cita-se esta nova ferramenta da TIC como sendo relevante na obtenção de vantagem competitiva neste cenário de evolução gerencial. O futuro aponta para um cenário de sistemas ERP em nuvem, móvel e com integração total, associada à facilidade operacional, baixo custo de implantação e sem a necessidade de grande estrutura interna da empresa.

                                                                       Introdução

Qual o real motivo para os ERPs serem tão complexos exigindo grandes investimentos de infraestrutura, sistemas e pessoal? Os sistemas de ERP que estão hoje no mercado, de primeira ou segunda geração, foram concebidos com o foco na gestão interna das empresas sem a preocupação com o atual ambiente externo globalizado, não vislumbrando a integração e mobilidade. Na verdade a concepção da terceira geração busca quebrar estes paradigmas, porém, será necessária uma revisão sobre a atual estrutura de custos e necessidades dos ERPs, baseada na forma com que os negócios estão sendo estruturados nas últimas duas décadas, além das mudanças do perfil dos novos usuários.

O ERP de Terceira Geração


A quebra deste paradigma não é simples e a migração para esta nova geração de aplicativos ERP, apesar de necessária, exigirá tempo para ser aprimorada. Este novo modelo incorporara as funcionalidades dos ERPs convencionais, migrando para um ambiente Cloud Computing, caracterizado pela quebra da necessidade de uma estrutura interna de TI, não sendo relevante a preocupação com gastos para manter o servidor dentro da empresa.


Para ser considerado um ERP de terceira geração, onde a possibilidade de uso não estará restrita as grandes empresas, algumas questões precisarão ser respondidas:

1 - "Usar e Aprender", em vez de "Aprender a Usar". Os ERPs precisarão ser tão intuitivos como as demais plataformas cloud (Facebook, gmail, skype, etc.) de forma a atender a nova geração “Y”.


2 – “Mobilidade”, deverá ser parte integrante destes ERPs onde, eles deverão disponibilizar, através de APPs, acesso a qualquer plataforma digital (smartphones, tablets, etc.).

3 – “Integração Plena”, a integração plena entre as empresas, de uma cadeia de suprimentos, passa a ser o grande diferencial na utilização de uma plataforma popularizada de gestão empresarial. 


Fonte: Professor Doutor Reinaldo Fagundes dos Santos reinaldof@cis-erp.com.br, Engenheiro Industrial Mecânico pela EEI, Mestre e Doutor em Ciência em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Área de Produção, pelo ITA. Diretor Presidente da CIS-ERP Soluções Gerenciais e Professor e Coordenador no curso de Logística da FATEC de São José dos Campos. Seu Interesse em Pesquisa inclui SCM, Logística, Operações da Manufatura e Teoria das Restrições.


CIS-WEB

CIS-WEB | Clique para mais informações




1 comentários: