terça-feira, 18 de junho de 2013

Acordando Brasil | Peter Drucker no final dos anos 80


Peter Drucker, no final dos anos 1980, chamava a atenção par ao fato de que "nos próximos 20 anos" os grandes negócios terão pouca semelhança com a companhia industrial típica dos anos 1950, que nossos livros-textos consideram a norma. Em vez disso, é muito provável que se pareçam com organizações a que nem o administrador atuante, nem o estudante de administração dão muita atenção hoje: o hospital, a universidade, a orquestra sinfônica.

A cultura da empresas deve voltar-se para cultura das pessoas. Onde o indivíduo é o ponto central. Nessa cultura as ferramentas e as organizações existem para ajudar os indivíduos a alcançarem seus objetivos. Os indivíduos se vem como profissionais que cedem os seus talentos à organização. Portanto, essa cultura é excelente pois o recurso crucial é o talento ou habilidade do indivíduo. O atendimento às necessidades pessoais é uma preocupação da cultura da pessoa. Acredita-se que indivíduos motivados sejam altamente produtivos e o principal objetivo de uma organização voltada para as pessoas é o atendimento das necessidades de seus membros. A autoridade nesse tipo de empresa, é pouco exercida, sendo muitas vezes desnecessária.

Os indivíduos colaboram espontaneamente e agrupam-se em função de interesses comuns. As funções são designadas com base em preferências pessoais e na necessidade de crescimento de cada um. A cultura das pessoas ainda é pouco comum porém pode ser encontrada em sociedades de arquitetos, médicos, cooperativas de artistas, redes de TI e agencias de comunicação.

A capacidade de gerenciar o "caos" aparente torna-se elemento fundamental para as organizações de sucesso nos próximos anos e décadas. 

Quem são os profissionais que estão preparados para esse novo cenário? 

Como preparar as pessoas para lidar com a mudança constante? 

Essa duas perguntas são fundamentais no processo de amadurecimento de sua empresa e no auto-conhecimento individual e coletivo de seus times. Estou à disposição.

Tem dúvida ainda?

Vídeo de uma pessoa comum com mais de 500 mil visualizações. Publicado em 17/06/2013. As mudanças são uma constante faz tempo e tendem a ganhar mais velocidade.



Obrigado,
Tiago Nunes.







0 comentários:

Postar um comentário