quinta-feira, 19 de setembro de 2013

indexSocial registra queda de audiência de marcas em agosto

No ranking de audiência, 8 das 10 principais marcas cresceram menos do que o mercado em agosto


São Paulo - Análise do indexSocial, ferramenta que mede a performance das marcas no Facebook, Twitter e Youtube, mostra que no ranking de audiência, 8 das 10 principais marcas cresceram menos do que o mercado em agosto.
Como o indexSocial utiliza uma metodologia semelhante à da Bolsa de Valores, as pontuações registradas podem ser menores que no mês anterior, mesmo que as marcas tenham aumentado sua quantidade de fãs, seguidores e assinantes. Em agosto, 93 milhões de novas conexões foram estabelecidas entre marcas e consumidores, embora o top 10 de engajamento das companhias tenha sofrido fortes quedas.


Audiência
A avaliação segue com Guaraná na liderança com 14,7 milhões de pessoas conectadas à marca nas três plataformas sociais. Netshoes (9ª) aparece pela primeira vez no ranking sendo a única com variação positiva no período. O top 10 de audiência segue com Skol (2ª), Hotel Urbano (3ª), Lacta (4ª), Brahma Futebol (5ª), Claro Brasil (6ª), L’Oreal (7ª), Itaú (8ª) e Cerveja Bohemia (10ª), todas com variações negativas na pontuação de audiência do indexSocial. Guaraná, mantém-se com 1.000 pontos, há mais de 12 meses no topo do ranking.


Engajamento
O índice que mostra a interação entre os consumidores e marcas segue liderado por Brahma Futebol (união das diversas presenças de futebol de Brahma), mas Nike Corre (4ª) e adoro FARM (5ª) foram às únicas companhias que registraram aumento de engajamento no período. Em agosto, o top 10 deixa de ser dominado por marcas de bebidas alcoólicas e moda com a entrada de Chevrolet (8ª) e Bob’s Brasil (10ª) no ranking. Completam a lista: Use Huck (2ª), Arezzo (3ª), Melissa (6ª), Guaraná (7ª) e Lojas Renner (9ª).
Share de engajamento
Ao reverter o resultado de junho, quando havia registrado forte queda, Brahma Futebol segue líder e concentra a maior parte de todas as interações medidas pelo indexSocial ao fechar agosto com 31.7% de share. Já Guaraná, segunda colocada, caiu de 12.7% para 7.1% no período. As demais posições do top 10 de share de engajamento sofreram alterações. Entram no ranking: Nike Corre (4ª), Risqué (5ª), Natura (7ª), Stella Artois Brasil (8ª), Melissa (9ª) e Halls (10ª) no lugar de Skol, Lojas Renner, Use Huck, Pampers, Fiat e Arezzo. Completam o top 10: Lacta (3ª) e Hotel Urbano (6ª).



Fonte: Exame e IndexSocial 
Edição: Tiago Nunes


0 comentários:

Postar um comentário