Como aproveitar práticas empreendedoras para impulsionar sua carreira.
Como diria nosso polêmico ex-presidente 'Lula' - 'Nunca antes, na história deste pais'... se falou tanto sobre o tema 'empreendedor', que, segundo o dicionário 'Michaellis', uma das definições é: aquele "que se aventura à realização de coisas difíceis ou fora do comum; ativo, arrojado."
Segundo o DREI (Departamento de Registro Empresarial e Integração do Governo Federal), só no ano de 2014 o Brasil registrou a abertura de 530.566 novas empresas, enquanto que 278.635 foram extintas. (não estão incluídos os números referentes ao Microempreendedor Individual).
Só até aqui temos 809.201 pessoas (no mínimo) que - recapitulando a definição de 'empreendedor' acima descrita - decidiram se aventurar à realização de algo muito difícil, principalmente no nosso país, que é ser dono de uma empresa.
Se temos de um lado os empresários, temos também aquelas pessoas que, por escolha própria ou circunstancial, atuam como funcionários nas organizações. Essa é, sem dúvida, a grande maioria da população.
Segundo Chiavenato (2007), todo aquele que tem iniciativa e consegue 'fazer as coisas acontecerem' pode ser considerado um empreendedor, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades.
Sendo assim, acredito que aquele que conseguir encarar a gestão de sua carreira profissional como um empreendimento vai, certamente, obter maior sucesso em relação aos demais, que apenas ocupam um cargo ou uma função, sem ao menos se preocupar com as estratégias da empresa em que trabalha.
Por isso, vamos elencar alguns pontos sobre como dar um novo rumo a carreira e valorizar sua imagem como profissional, baseando-se em atitudes empreendedoras.
- Ter o "olho do patrão".
Este termo é muito conhecido no mundo corporativo, embora pouco executado na prática.
Isso por que o mais comum as pessoas enxergarem a empresa apenas pelo lado do lucro gerado aos donos, sem considerar toda a responsabilidade de recai sobre eles.
Por isso é importante se preocupar com a participação que o seu cargo ou função tem no desenvolvimento da empresa, mesmo que ela não seja sua. Além disso, você precisa se preocupar em tornar o negócio sustentável. Isso requer observar oportunidades de redução de custos afim de gerar maior rentabilidade ao negócio, se preocupar com a imagem que os clientes e a sociedade tem da empresa, entre outras práticas, geralmente adotadas por quem é dono do negócio.
Ter o 'olho do patrão' é entender que o seu sucesso pode estar totalmente relacionado ao sucesso da empresa em que trabalha. Imagine um profissional buscando recolocação, que tem no currículo a passagem por diversas organizações que faliram. No mínimo, se o novo empregador for supersticioso, não vai se quer chamá-lo para entrevista, pra não dar azar.
- Ser inovador no que faz:
Procure sempre novas formas de fazer melhor o que você já faz. Pense 'fora da caixinha'. Observe tudo ao seu redor. Atue como um agente de mudança da organização. Seja inconformado com as coisas que precisam ser mudadas. Sempre há uma possibilidade de melhorar algo que já existe. Tenha espirito de iniciativa e paixão por realizar novos projetos. Identifique cada oportunidade de gerar mais lucro ou resultado positivo em cima das metas que você tem, ou, melhor ainda, das metas que a empresa tem em seu planejamento estratégico.
Alias, este é o próximo ponto:
- Tenha um PE (Planejamento Estratégico) pessoal.
Um PE empresarial é bem complexo pode demorar meses ou anos para ser formatado. Você não precisa detalhar tanto. Mas, o importante é que você seja capaz de fazer uma auto análise identificando seus pontos fortes e fracos, (como aproveitar suas virtudes da melor forma possível e como evitar ou eliminar seus pontos fracos). Defina sua 'missão' (que seria o que você quer ser ou oferecer ao mundo em que vive), e defina também suas metas pessoais.
Neste momento, para quem tem condições, vale muito a penas recorrer ao auxílio de um Coach ou alguém formado em psicologia ou gestão de carreiras. Se não tiver condições, talvez uma conversa com o pessoal do RH possa funcionar.
Revise sempre este planejamento, pois deve ser reavaliado sempre que estiver te levando pra longe daquilo que você quer pra você mesmo, ou quando o cenário mudar.
- Adquira habilidades de liderança:
É preciso desfazer, o quanto antes, a dependência que você tem de outras pessoas. Não que isso seja prejudicial, mas se arriscar a fazer algo sozinho pode abrir novos horizontes de conhecimento. E as empresas valorizam muito isso.
Tenha atitudes de liderança. Ai você vai dizer: '- Como posso ter atitude de liderança se meu cargo é totalmente operacional?" Pois saiba que sempre que há uma possibilidade de contato com outra pessoa existe uma possibilidade de exercer liderança. Liderar é muito mais que apenas 'chefiar' ou delegar. É saber questionar quando algo estiver errado; é saber colocar e defender suas opiniões - persuadir outras pessoas; é saber julgar situações baseado em dados históricos, por isso é importante saber organizar informações.
- Seja perito no que faz:
Procure aprender, realmente, tudo o que lhe é ensinado, sem se preocupar se vai ou não ter utilidade em algum momento. Conheça 100% da empresa e dos produtos ela oferece ao mercado, mesmo que você não atue na área de atendimento ou vendas. Quanto maior o seu 'know how', maior é o seu valor para a organização (claro que sabedoria sem pratica é o mesmo que ignorância, seu conhecimento precisa ser útil no seu dia a dia).
Use o que você sabe para auxiliar seus parceiros internos e externos. Procure aplicar o aprendizado que teve ao longo da vida na sua prática profissional, recorra a sua formação acadêmica, cursos realizados e situações vividas em outras organizações.
- Network:
Crie e conserve uma boa rede de relacionamentos. Existem vários recursos para armazenar telefones, emails, etc, e manter contato com as pessoas.
Não apenas 'esteja' disponível, mas 'seja' uma pessoa disponível. Haja sempre como um consultor, porém, sem pedir nada em troca. Sempre que puder ajudar em algo, que não prejudique seu desempenho, ajude. Pois você nunca sabe de quem vai precisar um dia. E esse é o fundamento do network.
Não 'desapareça'. Faça contatos periódicos com pessoas da sua rede de relacionamento. Datas comemorativas e aniversários devem sempre ser lembrados. E mais importante, "não se reprima" - procure sempre fazer amizades por onde passar.
- Marketing:
Assim como as empresas se preocupam com a divulgação de seus produtos, e também a percepção que os clientes tem da sua marca, preocupe-se com seu marketing pessoal. E aqui vão algumas dicas:
- Tenha uma preocupação especial com o modo como se veste e o palavreado que utiliza no ambiente profissional;
- Não tenha medo de divulgar seus trabalhos e suas realizações dentro da empresa. Pois, 'quem não é visto, não é lembrado'. Mas faça sem nenhuma intensão de ser exibido ou bajulador. O efeito pode ser totalmente contrário ao pretendido.
- "Quem não se comunica, se estrumbica" - saiba apresentar suas idéias de forma organizada. Adiquira habilidades de apresentação em público. Cursos de teatro , cando e oratória são bem indicados para esta parte.
- Seu currículo é um material fundamental na hora de procurar uma recolocação profissional. É como se fosse o seu 'mídia kit' ou a propaganda do que você tem a oferecer. Cuide para que esteja sempre legível, interessante e represente realmente o seu histórico.
- Redes sociais - procure conhecer a característica de cada rede social para não confundir a razão de ser de cada uma delas. Por exemplo, o 'Linkedin' é extremamente mais formal do que o 'Facebook'. Lembre-se que, cada vez mais, as empresas vasculham as redes sociais dos funcionários para conhecer seu 'outro lado' e a forma como se comporta fora da organização.
Seja empreendedor em tudo o que faz.
Autor: Davson dos Anjos
Fontes:
- http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=empreendedor
- http://drei.smpe.gov.br/assuntos/estatisticas/pasta-rank-new/ranking_ate_dezembro_2014.pdf
- http://www.altairalves.com.br/blog/empreendedorismo-brasil-e-seus-principais-numeros/
- http://www.ibes.edu.br/aluno/arquivos/artigo_empreendorismo_inovacao.pdf
- http://www.open.pt/pt/open_incubadora/ser-empreendedor
- http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/O-que-%C3%A9-ser-empreendedor
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