quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

KPIs - Como definir, medir e agir?

   
   Todo projeto visa gerar valor para a empresa e o alcance desse objetivo deve ser avaliado de forma transparente e completa.  O KPI - Indicador chave de desempenho (em inglês Key Performance Indicator KPI) é uma ferramenta de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado projeto, focando no “como” e indicando quão bem os processos/atividades dessa empresa estão, permitindo que seus objetivos sejam alcançados. Uma frase que é comumente atribuída a Peter Drucker é que “o que não é medido não pode ser gerenciado”. Esse é o espírito dos indicadores de desempenho: medir o que está sendo executado e gerenciá-lo de forma adequada para o atingimento das metas organizacionais ou departamentais propostas.

   Métricas de tempo e de custo por si só não serão mais suficientes para determinar o status do projeto e certamente não poderão nos dizer se o valor de negócio esperado será alcançado no final do projeto. Dito de forma simples, a complexidade dos projetos atuais e a capacidade de mudança dos requisitos do projeto ao longo do seu ciclo de vida, estão forçando-nos a olhar métricas adicionais.
Principais indicadores de desempenho (KPIs) são métricas que melhor descrevem o sucesso para alcançar seus objetivos.
  Precisamos pensar em KPIs como indicadores que usaremos para impulsionar o sucesso de sua iniciativa. Como medidores do painel em um carro, aonde ajuda o motorista a focar nas informações importantes, minimizando detalhes desnecessários, assim também deve ser o seu dashboard (KPI), ou seja, precisa mantê-lo concentrado sobre os números mais importantes.
  Apesar de sempre ler, escutar e presenciar na prática a busca por poucos indicadores pode ser necessário criar vários KPIs e dashboards de KPI para diferentes necessidades e funções, como um painel de alto nível para executivos e mais granular para gerentes ou coordenadores.
  No entanto, ao longo dos projetos que atuei e em troca de experiências com pessoas importantes no ramo, a fim de ter um significativo KPI, necessitamos criar menos indicadores (KPIs) e quanto mais simples for o manuseio, mais acionável será a informação e consequentemente aumenta a probabilidade de ações a serem tomadas com base nos indicadores. Retornando ao exemplo do painel do carro, nós poderíamos medir diversos fatores além dos que estamos habituados a medir atualmente, como a velocidade do vento contrário e atrito da estrada, mas se analisarmos seguindo o raciocínio exposto acima, uma métrica, velocidade, encapsula esses fatores bem o suficiente para tomar as medidas adequadas: se você está indo rápido demais, a fim de tirar o pé do acelerador ou se está indo muito lento, acelerar.

Como definir, medir e agir em KPIs:
  Tenho certeza de que existem pessoas com diferentes abordagens para definir, medir e agir os KPIs. Entretanto abordarei o que considero muito útil para atingirmos diferentes áreas:
KPIs Executivos
 São indicadores de características executivas, ou seja, de alto nível e são particularmente úteis para a comunicação com as partes interessadas e avaliação de sucesso global do projeto em questão. Eles não são, no entanto, particularmente acionáveis por si só. Por exemplo, eles não vão te dizer por que a receita aumentou. Para isso, você precisa KPIs mais granulares.

KPIs Gerenciais
 Definir KPIs granulares mapeados para o seu fluxo de usuário ou funil de vendas. Se feito corretamente, o seu fluxo de usuário deve descrever o cenário ideal para a forma como os usuários interagem com suas atividades. Por exemplo, ele deve descrever como os usuários se tornaram conscientes de sua marca através da publicidade; tornar-se interessado em sua oferta por assistir a um vídeo em sua página de destino. Cada atividade no fluxo de usuário tem seus próprios KPIs. Neste exemplo, os indicadores seriam: impressões, cliques, tempo gasto assistindo a um vídeo na página de destino. Estes KPIs mais granulares devem ser as melhores métricas para descrever o fluxo de usuários.

Configurar ferramentas analíticas para acompanhar KPIs
  Um dos itens mais importantes ao definir um indicador, pois os KPIs definidos devem ser rastreados, e isso normalmente requer a instalação e configuração de ferramentas de análises.

Acompanhamento dos KPIs
  Enquanto ferramentas de análise estão ficando cada vez mais sofisticadas, será necessário ter uma ferramenta que seja capaz de agregar as múltiplas fontes de dados a fim de criar um único repositório aonde consiga analisar em um único lugar os dados.

Armazenar, comparar e avaliar KPIs em intervalos regulares
  O armazenamento e em quais intervalos devem ser comparados os KPIs vai depender muito do objetivo e da relevância em avaliar os indicadores semanalmente, diário ou mensalmente. O importante aqui é a capacidade e a flexibilidade de poder avaliar quando necessário e obter a resposta no tempo hábil para tomada de decisão.

Tomar medidas e testar hipóteses
  Necessário analisar os KPIs levantando a hipótese sobre que otimizações poderiam melhorar seus resultados, em seguida, testar essas otimizações e avaliação dos resultados.
Aparentemente existe muito trabalho a ser executado para ter um KPI, mas tenha certeza que após ter definido e fazendo a análise do mesmo, verá que o processo vai ajudar a tomar decisões rapidamente e com um acerto muito maior do que fazia anteriormente.

Seguem outros exemplos de KPIs de acordo com a área de atuação:
·         KPIs em portfólio
·         KPIs em Gestão de Programas
·         KPIs em Gestão de Projetos
·         KPIs em Customer Relationship
·         KPIs em produtividade Pessoal
  
Por fim faça a seguinte pergunta: Para onde queremos ir no futuro? Pois as bases do futuro são construídas no presente, ou seja, para alcançarmos os objetivos necessitamos conhecer profundamente o que estamos gerando e como podemos melhorar nossa eficiência através da análise comparativa dos dados gerados.

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