APLICATIVO DA STARTUP ISRAELENSE POSSUI 40 MILHÕES DE USUÁRIOS
Uma startup israelense pode se tornar o centro de uma disputa bilionária entre gigantes de tecnologia. A empresa em questão se chama Waze e é a desenvolvedora de um aplicativo de navegação por satélite que possui mais de 40 milhões de usuários. Segundo reportou a Bloomberg nesta sexta-feira (24/05) citando fontes próximas ao caso, o Google acaba de manifestar interesse em adquirir o negócio, se juntando a uma lista formada por outras companhias do Vale do Silício, incluindo o Facebook. Detalhe importante: os criadores do software não esperam receber menos de US$ 1 bilhão pela venda.
Representantes da Waze não puderam ser contatados de imediato. O Google não respondeu de imediato. O aplicativo a Waze usa dados dos celulares inteligentes de seus usuários para gerar mapas e dados de tráfego de veículos. As informações são compartilhadas com outros membros do serviço, oferecendo dados de condições de congestionamento em tempo real.
Mas por que tanto interesse na startup? No caso do Facebook é fácil de entender. Os aplicativos para dispositivos móveis estão na mira das grandes empresas, já que a tendência é de que as pessoas se afastem cada vez mais do desktop. Já o Google quer o Waze porque o software faz algo que o Google Maps não faz: ele usa informações de comunidades online para melhorar as orientações de rotas. Basicamente, seus usuários ajudam uns aos outros a encontrar melhores opções de caminhos, com informações sobre trânsito e atalhos disponíveis. Sabe aquela famosa história de o caminho sugerido pelo GPS estar bloqueado ou ter sido alterado por autoridades locais? Estes são problemas que o aplicativo ajuda a evitar. Pelo número de dowloads, tudo indica que funciona.
Fontes: O Globo, Época e Folha
0 comentários:
Postar um comentário