sexta-feira, 13 de março de 2015

Quatro princípios de Liderança dentro do Alto Desempenho das Equipes

winning team


Quando se trata de liderança cada um tem suas próprias idéias sobre o que se parece com sucesso. No entanto, muitas vezes, nos esquecemos de que o sucesso é alcançado não apenas pelos resultados, mas através dos olhos daqueles que lideramos. 


Esse artigo enfoca 4 competências: Agilidade, Iniciativa, Profundidade e Sincronização


1) Agilidade no mundo empresarial de hoje é uma parte essencial do conjunto de habilidades quaisquer das organizações. Afinal quantos de seus planos de negócios realmente acontecem do jeito que você imaginou? No entanto, como um líder, você deve ser sereno e capaz de reagir a situações, por causa da experiência anterior ou por ser capaz de analisar rapidamente a situação e desenvolver novos planos para resolver os problemas que possam surgir. Quantas vezes já vimos um líder competente que muda rapidamente e sem esforço engrenagens desenvolve uma nova estratégia em uma situação difícil? Neste caso, como é que esse comportamento pode impactar uma organização? Ser ágil é um aspecto importante da liderança, você demonstrar e treinar esse comportamento nas pessoas que trabalham com você e muitos vão adotar a mesma abordagem ao lidar com questões. Isso irá tornar uma equipe mais forte e melhorar ambiente de trabalho para todos na organização . Afinal de contas, quando confrontados com uma situação você quer que seu time seja orientado em direção das soluções e não fugir para se esconder.


2) Iniciativa é a qualidade mais importante que você pode incutir nas pessoas que trabalham com você. Ao fazer isso, você está, na verdade, mostrando as pessoas como resolver problemas e transformando-as em futuros líderes da equipe. Em muitos casos, as pessoas que trabalham conosco conhecem mais sobre os processos do que nós mesmos podemos gerenciar. No entanto, eles têm sido muitas vezes condicionados a não tomar uma decisão sem receber aprovação porque anteriormente eles foram reforçados negativamente para esta tomada de decisões sem solicitar a autorização. No passado, eramos chamados com perguntas solicitando aprovação e nestas situações, a resposta em muitas ocasiões tem sido: "O que você acha que devemos fazer?" Na maioria das vezes, o colaborador forneceu uma resposta sólida que iria resolver o problema. A próxima pergunta foi: "Se você soubesse o que fazer, então por que você me chamou?" Nas primeiras ocasiões os colaboradores são convidados a esta pergunta, eles não tem certeza de como responder. No entanto, depois de permitir que os colaboradores resolvam os seus próprios problemas por um curto período de tempo. Quando você permite que as pessoas a resolvam os seus próprios problemas, demonstra que você confia neles e lhes dá uma grande satisfação. Eu sei que todos os problemas não podem ser resolvidos desta forma, mas pense em quantas vezes os colaboradores que trabalham com você poderiam simplesmente tê-lo informado, em vez de perguntar-lhe o que fazer. Quanto tempo seria possível salvar ou permitir que você trabalhe em outras tarefas importantes? Tente esta técnica para fora e ver como as pessoas reagem.


3) Profundidade vai fazer a sua organização mais forte. Uma das piores situações que uma equipe pode encontrar-se é de estar aleijada por causa da perda de um membro chave. Permitir que as pessoas aprendam a sua posição e as posições dos outros ao seu redor, muitas vezes permite que a organização tenha múltiplos pontos de vista sobre a forma como os processos são implementados e as tarefas realizadas. Esta habilidade vai levar a idéias inovadoras provenientes de todos os níveis da sua organização, quando são adotadas as idéias reforçam os membros da equipe que tomam a iniciativa e aumenta a força de toda a organização.

4) A sincronização é a arte de ser um condutor. Na maioria dos casos, nas empresas em que trabalhamos, os produtos são fabricados no exterior ou em instalações em sites diferentes e devem ser transportadas para um outro local onde são montados, exibidos para os clientes usarem ou comprarem. Todo o processo não sendo integrado, a unidade de negócios como um todo falhará. Se os caminhões não chegarem aos depósitos just in time para transportar o produto para um fornecedor que necessita dos mesmos para os seus negócios, as relações podem ser danificadas. Acredito que todos nós passamos por isso antes e as consequências de tentar limpar a bagunça. Ao treinar as pessoas, elas precisam entender que como uma equipe e uma organização, o resultado final deve ser coordenado, a fim de que ele seja bem sucedido. Mais uma vez, este é o lugar onde a formação de pessoas para serem ágeis ajuda. Como discutido anteriormente, como sua equipe lida com os problemas irá impactar diretamente como se relacionam com os outros. Aprender esta habilidade também motiva a todos o dever de trabalhar de forma integradas em outras unidades de negócios para sermos bem sucedidos. Ao ensinar a importância da sincronização, os líderes irão desenvolver equipes mais fortes.

Embora esses princípios de liderança por si só não vão criar uma organização vencedora, a utilização desses conceitos, certamente, começará a criar uma atmosfera de inclusão e reforçará a importância de todos na organização. O objetivo é criar equipes fortes que são produtivas e capazes de competir no atual e sempre dinâmico ambiente de negócios.






Fonte: Jack Welch Management Institute

Adaptado por: Tiago Nunes


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