sexta-feira, 19 de abril de 2013

Bons funcionários cometem erros. Grandes Líderes permitir eles errarem.


Como líder empresarial, descobri que uma das coisas mais assustadoras dar aos colaboradores liberdade de cometer erros. Enquanto erros permitem que os indivíduos a aprendam e cresçam, eles também podem ser muito caros para qualquer empresa. Como eu estava com medo, eu sabia que verdadeiramente grandes líderes encontraram maneiras de permitir que seu pessoal assuma riscos, e eu realmente queria ser um grande líder. Eu queria ajudar meus funcionários a crescer. Então me propus a descobrir como fazer isso sem colocar minha empresa em perigo.

"Coragem não é a ausência de medo, mas sim o julgamento de que algo é mais importante do que o medo." - Meg Cabot

Eu rapidamente descobri que o primeiro passo foi determinar as áreas de negócio, onde um erro poderia ocorrer sem causar muito dano. Tomei muita atenção para se certificar de que todas as áreas onde iríamos danificar nossos clientes e a confiança que eles tinham colocado em nós e estávamos fora dos limites para riscos significativos sem o envolvimento executivo sério e fiscalização. Eu identifiquei outras áreas onde eu podia sentir-me mais confortável e permitir às pessoas a liberdade de experimentar novas e melhores formas de fazer as coisas.

O segundo passo foi comunicar aos funcionários que estava estabelecendo uma nova política oficial da empresa: Cometer qualquer erro uma vez seria OK, desde que foi um erro honesto feito durante a tentativa de fazer o que eles sentiam que era a coisa certa. Entretanto repetir o mesmo erro uma segunda vez não seria OK. A regra rápida e dura  foi que se você cometer qualquer erro pela primeira vez toda a equipe estaria contigo e aprenderia a fixar esse erro se alguma coisa deu errado. No entanto, se você repetiu o erro uma segunda vez, então você estava 100% por conta própria para enfrentar as conseqüências. Esta regra era aplicada para cada ocorrência pela primeira vez de cada novo erro que você cometia.

Todos nós cometemos erros. Cada um de nós. Se não estamos cometendo erros, então nós provavelmente não estão tentando coisas novas o suficiente fora da nossa zona de conforto, e isso em si é um erro. Esse processo é o melhor caminho para aprender e crescer como pessoa. Como John Wooden disse uma vez: "Se você não está cometendo erros, então você não está fazendo nada." Os erros são o caminho para grandes idéias e inovação. Os erros são os degraus para se mover fora da zona de conforto para a zona de crescimento, onde novas descobertas são feitas e grandes lições são aprendidas. Os erros não são falhas, são simplesmente o processo de eliminação maneiras que não funcionam, a fim de se aproximar das formas que vão.

Grandes líderes permitem que os seus colaboradores cometam erros. Mas bons colaboradores são aqueles que quando erros são cometidos 1. Aprendem com eles, 2. Dominam os erros, 3. Corrigem os erros, e 4. Colocam salvaguardas para garantir o mesmo erro não se repetirá novamente.

1. Aprenda com eles: Bons funcionários reconhecem que eles têm, de fato, um erro honesto. Eles não ficam na defensiva sobre isso, mas eles estão dispostos a olhar objetivamente para o seu erro, reconhecer o que eles fizeram de errado, e entender por que sua escolha ou ações foram a coisa errada a fazer.

2. Dominar: Bons funcionários assumem a responsabilidade por seus erros. Eles admitem prontamente. Eles não vão dar desculpas por seu erro, mas eles reconhecem que sim, eles cometeram um erro e que eles  abertamente expressam que lição que aprenderam com esse erro. Eles continuam para os passos 3 e 4 abaixo.

3. Corrigi-los: Bons funcionários fazem o que é preciso para corrigir seus erros. Eles estão dispostos a fazer tudo o que pudermos para resolver o problema e fazer isso direito. Certamente há momentos em que o estrago está feito e a recompensa não pode ser feita, mas bons funcionários fazem o seu melhor para reparar qualquer dano que tenha sido feito com o melhor de sua capacidade. Eles sempre estabelecem um cronograma com acompanhamento de quando o problema será corrigido e certificam-se de que o progresso seja comunicado durante todo o processo para que todos se sintam a urgência e o cuidado com que está sendo corrigindo o problema.

4. Coloque salvaguardas para garantir o mesmo erro não se repetirá novamente: Este é o passo mais importante no processo de aprendizagem. Quando um erro foi claramente feito, a coisa mais importante que alguém pode fazer é descobrir que as redes de segurança e bloqueios podem ser cuidadosamente estabelecidos para garantir que este mesmo erro nunca acontecerá novamente. Documentar essa etapa para que as lições aprendidas e a instalação de salvaguardas possa sempre ir além de você. Fazer tudo em seu poder para ajudar os outros a aprender com seu erro para que eles não tenha que experimentá-los por conta própria para obter a lição que você aprendeu.



Os passos para corrigir erros se aplicam a qualquer área da vida. Quer se trate de vida empresarial ou a vida em casa ou na vida pessoal, os princípios de pedir desculpas continuam os mesmas. Bons funcionários fazem um monte de erros, e verdadeiramente grandes colaboradores são aqueles que dominaram a arte de pedir desculpas por esses erros:

Grandes pessoas praticam os Seis A's de um pedido de desculpas adequado:

Admit - Eu cometi um erro.
Apologize - Eu sinto muito por cometer o erro.
Acknowledge - Eu reconheço onde errei e o que levou o meu erro ocorrer.
Attest  - Eu pretendo fazer o seguinte para corrigir o erro com este cronograma específico.
Assure - Eu vou colocar as seguintes proteções no local para garantir que eu não cometa o mesmo erro novamente.
Abstain - Nunca repetir o mesmo erro duas vezes.

As pessoas que implementam o Seis A's vão verificar que o nível de confiança e respeito que os outros têm para com eles vai crescer dez vezes. As pessoas que implementam o Seis A's perceberão que os outros vão ser mais rápidos para perdoá-los e mais propensos a estender uma segunda chance. Não é a realização de um erro que geralmente é o problema, é o que você faz com ele depois que realmente conta.

Fonte: Forbes
Traduzido por: Tiago Nune
Escritora: Amy is a dynamic and engaging public speaker. Through her contagious enthusiasm, Amy creates a sense of urgency that leaves audiences with a passion to get up and do something that will move them forward toward reaching their ultimate goals for life. She is also a frequent lecturer on college campuses around the country. When she is not speaking to audiences, she is doing one-on-one mentoring and consulting for entrepreneurs and high growth companies.  She mentors companies on areas such as leadership, brand promotion, taking technology to market, product design, raising capital, and overcoming the challenges of growing a successful business.

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