domingo, 5 de abril de 2015

Geração Z - os novos integrantes do mercado de trabalho

Quem nunca ouviu falar dos rótulos criados para as gerações nascidas desde 1940 até os dias de hoje?
Como já se sabe, estas gerações foram divididas da seguinte maneira:
- “Baby boomers”: nascidos entre as décadas de 1940 e 1960;
- X: nascidos entre o fim de 1960 até 1980;
- Y: nascidos entre 1980 e 1995;
- Z: nascidos depois de 1995;
- Alpha: nascidos depois de 2010.


Cada uma destas gerações foi marcada por acontecimentos, modismos, preocupações e a forma como a família e a sociedade influenciaram em sua forma de ser e agir corporativamente.

Tendo em vista que a geração que está ingressando no mercado de trabalho é a Z, vamos falar um pouco sobre como são a fim de refletirmos sobre os desafios que surgirão ao liderá-los.

Pois bem, vários estudos, pesquisas, além da própria observação, afirmam que a geração Z é composta por jovens ansiosos, ambiciosos, impulsivos e dinâmicos. O Z tem origem no termo zapear, a maneira como eles trocam incessantemente o canal da televisão.


Foram concebidos em um mundo de tecnologia, totalmente on-line. São totalmente dependentes, em sua grande maioria, de internet e dos aparelhos que os conectam a ela, sendo capazes de ficar horas mergulhados em seu mundo virtual sem interrupção. Buscam constantemente por novidades, e a avalanche on-line de informações faz com que se torne ultrapassada muito rapidamente para eles.
A interação pessoal não é um ponto forte para alguns, podendo também não ser bons ouvintes.

Quando o assunto é carreira, são capazes de cursar duas faculdades simultaneamente a fim de optar pela profissão que lhes traga mais prazer.

De acordo com Diogo Forghieri, gerente regional da Randstad Professionals, especializada em recrutamento e seleção de profissionais, há uma forte tendência que estes jovens sejam futuros profissionais com uma abordagem mais generalista. Ele afirma que "Isso acontece por causa do amplo acesso que a Geração Z tem às informações, por meio da internet, utilizando ferramentas como smartphones, tablets etc. Eles recebem muita informação, mas não se aprofundam em nada".

Sendo assim, liderar e conviver com os integrantes desta geração será desafiador, mas não menos prazeroso. Em qualquer que seja a organização sempre existirão pessoas com os mais diversos anseios, personalidades e comportamentos. Caberá ao líder saber harmonizar o ambiente a fim de manter um bom convívio dos colaboradores de diferentes gerações; sabendo ouvir, respeitando as diferenças, demonstrando a importância do que lhes é pedido e do que se espera como resultado.


Fontes:
- http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/jovens/apresentacao.html
- http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/12/pesquisa-traca-perfil-da-geracao-z-e-mostra-prioridades-de-jovens-no-rs.html
- http://www.paisefilhos.com.br/bebe/geracao-alpha-e-mais-inteligente
- http://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/20/politica/1424439314_489517.html
- http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/2391-o-que-e-a-geracao-z-.htm
- Jornal da Globo (matéria disponível em https://www.youtube.com/watch?v=I65De0L971w)

Imagens:
- http://solinguagem.blogspot.com.br/2012/09/geracoes-baby-boomer-x-y-z.html
- http://blogcriativacao.blogspot.com.br/2013/03/geracao-x-y-e-z-saiba-as-diferencas.html
- http://www.casanprev.com.br/conteudo.php?&sys=noticias&id=366

0 comentários:

Postar um comentário