terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Estilos de Liderança

Você já analisou qual é o seu estilo de liderança e quais os resultados que ele traz para a organização na qual atua?

Segundo Daniel Goleman, renomado psicólogo e autor de vários livros que abordam a inteligência emocional, existem alguns tipos de liderança; sendo que, os melhores executivos os aplicam alternadamente de acordo com cada situação em que se encontram.


Para Goleman são seis os estilos de liderança que estão diretamente relacionados ao clima e ao desempenho organizacional: Despótico, Visionário, Agregador, Democrático, Agressivo e Conselheiro.


Para cada situação um estilo deverá ser aplicado, a fim de não causar impactos no clima:

Despótico:
Situação: crises, mudanças drásticas ou funcionários problemáticos.
Impacto no clima: negativo.


Visionário:
Situação: mudanças com uma nova visão ou definição de rumos mais definidos.
Impacto no clima: extremamente positivo.


Agregador:
Situação: solucionar problemas de relacionamento na equipe ou motivá-los em momentos estressantes.
Impacto no clima: positivo.


Democrático:
Situação: obter apoio, consenso ou obter subsídios de quem decide.
Impacto no clima: positivo.


Agressivo:
Situação: obter resultados rápidos de equipes performáticas.
Impacto no clima: negativo.


Conselheiro:
Situação: necessidade de apoiar as pessoas para que possam melhorar seu desempenho ou adquirir novas habilidades.
Impacto no clima: positivo.


Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, são quatro as habilidades que tornam uma liderança eficaz: ajudar os outros, operar com uma forte orientação para resultados, buscar diferentes perspectivas e resolver problemas de forma eficaz. Ainda de acordo com o resultado da pesquisa, estas habilidades são responsáveis por 89% da eficácia da liderança.

Mas não desanime, os estilos de liderança não precisam ser natos; estas habilidades podem ser adquiridas. É claro que grande parte dos líderes não possuem todas elas. Elas podem ser adquiridas através de coach, trabalhando no desenvolvimento da inteligência emocional. Como alternativa, em paralelo, pode-se também ter uma equipe que mescle os quatro estilos que impactam positivamente no clima.


- Daniel Goleman, ph.D., é psicólogo formado pela Universidade de Harvard. Durante doze anos escreveu para o New York Times, sendo indicado duas vezes ao Prêmio Pulitzer. Foi cofundador de um grupo colaborativo que tem como missão ajudar as escolas a implementar aulas de inteligência emocional. Também é codiretor de um grupo que recomenda práticas de desenvolvimento de habilidade de inteligência emocional e promove pesquisas rigorosas sobre a contribuição da inteligência emocional ao desempenho no ambiente de trabalho. Dele, a Objetiva publicou Inteligência emocional, Trabalhando com a inteligência emocional, O cérebro e a inteligência emocional e Foco.

Fontes:

- Harvard Business Review - Liderança que traz resultados - http://www.hbrbr.com.br/index.php?codid=327
- Folha de São Paulo - Caderno Mercado 08/01/2015
Imagens:


0 comentários:

Postar um comentário