terça-feira, 4 de junho de 2013

Design Gráfico, Publicidade e Propaganda


Design X Publicidade e Propaganda:

Embora trabalhem lado a lado,  não é de hoje a rivalidade entre os dois ramos. Como são técnicas ainda novas e pouco estudadas, existem muitas opiniões, definições e lados diferentes a respeito de onde termina a abrangência de uma e começa a da outra, de forma que o conflito é inevitável.

Para começar vou dar uma breve definição de Design Gráfico e em seguida sobre Publicidade e Propaganda.

Design Gráfico:

O design gráfico é considerado uma técnica na qual utiliza-se do desenho, diagramação, pintura, etc. para elaborar gráficos impressos e eletrônicos, produtos e objetos, a fim de atingir a perfeição da estética, leveza e organização, obtendo assim um entendimento áureo.
O design se ramifica em: Identidade Corporativa (Branding), Design de Produtos, Design Editorial, Sinalética e Tipográfica.
O designer deve ter amplo conhecimento nas técnicas de desenho, pintura, tipo e ser um grande amante da arte. Cada designer têm seu próprio estilo e muitos acreditam que os programas (Photoshop, Illustrator, CorelDraw…) são uma forma de limitação.


Publicidade e Propaganda:

A Publicidade é considerada uma técnica na qual visa a difusão de um serviço ou produto através de técnicas persuasivas a fim do emissor obter lucro.
Propaganda é o ato de apresentar um contexto de um produto, empresa, marca ou política com o objetivo de influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. Seu maior uso advém da política.
Ramificação em uma agência de publicidade e propaganda: Atendimento, Mídia, Planejamento, Criação, Produção e Produção OnLine (Web, Redes Sociais…).
O Publicitário se aprimora no estudo da Comunicação, sendo ela um ramo da Comunicação Social. A partir das técnicas, ele agencia um cliente posicionando-o no mercado, conquistando seu público alvo.

Vertentes:

Existem agências de design e agências de publicidade com algumas diferenças entre elas. Uma empresa com um forte departamento de marketing pode preferir uma agencia de design, podem até mesmo optar por um designer interno ou uma house agency. Já uma empresa que sente a necessidade de direção para posicionamento, pode preferir uma agência de publicidade. Isto não é uma definição e atitudes diversas podem variar.


Todos pela comunicação:

Enfim, pontos de vistas diferentes são normais, já que todos temos opiniões e estamos sempre buscando transmiti-las uns aos outros. Até que a abrangência do design e da publicidade esteja bem definida, sempre teremos estes tipos de conflitos.





1 comentários: